Festival Dias da Dança 2022 | o festival que pôs a cidade a dançar

Home/Festival Dias da Dança 2022 | o festival que pôs a cidade a dançar

Festival Dias da Dança 2022 | o festival que pôs a cidade a dançar

O Festival Dias da Dança 2022 decorreu de 19 de Abril a 1 de Maio,
marcando presença em vários locais espalhados pelas três cidades: Porto, Gaia e Matosinhos.

Foram cerca de 40 espectáculos de dança contemporânea, que tanto aconteceram em salas de espetáculo tradicionais (DDD In) ,
como em locais públicos ao ar livre e de acesso gratuito (DDD Out), contando-se ainda com a novidade apresentada este ano dos workshops e aulas para profissionais e estudantes de dança ou de artes performativas no Campus Paulo Cunha e Silva (DDD Campus).

Não faltaram também nesta 6.ª edição do Festival DDD as noites de DJ Set e uma vasta programação online.

Eu, munida do meu Passe DDD (que concede 50% desconto a quem adquirir bilhetes para 5 ou mais espetáculos), lá percorri duas semanas em ritmo de dança, numa assumida alegria e animação de quem vê a cidade a mexer – e dela faz parte – sorvendo a leveza dos corpos, a excentricidade de alguns espetáculos,  ou tantas formas que foram preenchendo as minhas fantasias.

Sou das que gosta incansavelmente de dançar, de ver dançar, ou simplesmente de agarrar a beleza dos dias e de sonhar, deixando-me emaranhar em tantas outras formas que me extravasem do simples quotidiano.

Obrigada, Festival DDD.
Até para o ano.

Festival Dias da Dança 2022 | Festival DDD

DDDIn | DDDout | DDDCampus

Festival Dias da Dança 2022
Festival Dias da Dança 2022
Rui Moreira e Tiago Guedes – espetáculo Inaugural no Rivoli

Festival Dias das Dança 2022 | Festival DDD

Nas palavras de Tiago Guedes (diretor artístico do Teatro Municipal do Porto), nesta edição do Festival Dias da Dança

“houve uma vontade assumida de avançar para algo novo, mostrando muitos movimentos que vêm do lado mais social e comunitário, abarcando assim o festival vários espetáculos que tocaram o hip hop, movimentos de videojogos e mesmo um ball vogue, colocando ainda a dança contemporânea num sítio para ombrear com as grandes disciplinas artísticas, acima de tudo com o teatro” 

Tiago Guedes (in Revista do Festival DDD)

Festival Dias da Dança 2022
Palácio do Bolhão

Festival Dias das Dança 2022
DDD In

Foram 11 as salas de espetáculo que acolheram o DDDIn:

Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Teatro Municipal Constantino Néry, Auditório Municipal de Gaia, Teatro Nacional de S. João, Teatro Carlos Alberto, Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Rampa.

Ia curiosa para conhecer o Palácio do Bolhão, um local que até então desconhecia.
Gostei tanto.
Do local e do espetáculo (excêntrico!) que lá vi. (Soulévement – Tatiana Julien)

Festival Dias da Dança 2022
Teatro do Campo Alegre

Festival Dias da Dança 2022
Rivoli

Festival Dias da Dança 2022 – DDD OUT
Corpo +
Cidade

O DDD Out engloba os espetáculos que acontecem no espaço público, tirando partido de praças, ruas, jardins e espaços patrimoniais das cidades, procurando uma relação direta com os transeuntes.
É coprogramado com o Balleteatro | Corpo + Cidade.

Foram 7 os locais que acolheram o DDD Out:

Praça D. João I, Serralves, Jardim Marques de Oliveira, Largo da Sé, Jardim de João Chagas, Parque Basílio Teles, Jardim do Morro

Não foi a primeira vez que passei ou estive no Jardim de S. Lázaro.
Mas foi sem dúvida a primeira vez em que dei conta que ali as árvores são mesmo bonitas e altas. No dia da performance, fiquei quase apaixonada por aquele jardim.

Festival Dias da Dança 2022
Jardim de S. Lázaro

Festival Dias da Dança 2022
Festival Dias da Dança 2022
Teatro Nacional São joão

Festival Dias da Dança 2022

DDD CAMPUS

O DDD Campus decorreu no Campus Paulo Cunha e Silva,  um espaço pensado para profissionais e estudantes de nível avançado de artes performativas.
Durante duas semanas, promoveu-se assim a partilha de experiências e práticas relacionadas com a dança no seu diálogo com outras linguagens, através de um conjunto de ações e atividades – aulas, workshops, conversas, entre outros.

Também quis participar, ora pois, e ficar a conhecer.
Na primeira semana, com uma aula de Yoga, (maravilha!) na segunda semana, elevei a fasquia e armada em performer de nível avançado, arrisquei uma aula de Roller Coaster com a Daniela Cunha……,
cheguei a meio e assumi a minha falta de experiência e jeito e sentei-me, simplesmente a assistir ….

Deslumbrada, claro, com a fluidez de todos os outros participantes, e a sonhar em retomar a dança……

Festival Dias da Dança 2022
Campus Paulo Cunha e Silva

Festival Dias da Dança 2022
Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Néry

Como é evidente, não consegui estar presente em todos os espetáculos.
Fui a 7 DDDIn,
com muita pena só consegui estar em 1 DDDOut
e 2 DDD Campus.
Faltei a todos os DJ Sets, mas dancei muito, por aí.

E não é a dançar que somos mais felizes?
Obrigada Festival DDD.

 

Festival Dias da Dança 2022

Festival Dias da Dança
FestivalDDD
Porto | Matosinhos | Gaia

www.festivalddd.com

Próxima Edição :
2023

By | 2022-05-03T16:24:09+01:00 May 3rd, 2022|events|2 Comments

2 Comments

  1. […] Tenho acompanhado as últimas edições, pode ser visto AQUI. […]

  2. […] Pode ver a minha reportagem de uma das edições passadas AQUI. […]

Leave A Comment