Depois de 2 anos encerrado para obras e remodelação (muito desse tempo em atraso devido à pandemia)
o Café Ceuta voltou a abrir portas em Outubro de 2021, trazendo uma nova vida à cidade, com novos donos,
carta renovada e muita animação cultural,
mantendo no entanto toda a traça da decoração retro original e grande parte do seu mobiliário.
Relembre-se que o primitivo Café Ceuta remonta ao ano de 1953,
tendo sido palco ao longo de vários anos de diversas tertúlias e encontros políticos.
Situado na rua com o mesmo nome, a Rua de Ceuta, o renovado Café Ceuta não esquece o passado, mas abraça agora o Porto com olhos de futuro, fazendo a vida de café dessa mesma rua voltar a fervilhar.
Venha fazer parte!
Café Ceuta
Um Café histórico da cidade | Um espaço renovado
O renovado Café Ceuta
O renovado Café Ceuta está aberto desde as 9H30 da manhã até às 22h30h, servindo tradicionais pequenos almoços, ao almoço 3 pratos do dia (opção prato de carne, peixe ou vegetariano) e ao Jantar um serviço à carta, sempre com o foco na cozinha tradicional portuguesa.
No entanto, espera-se num futuro muito próximo uma nova dinâmica ao balcão, apostando na comida fria e cozinhada à vista do cliente, com sabores frescos e alguns do mar (tártaros, carpaccios, ostras, …).
Bem ao jeito de um café do Porto, não faltam os pregos, os cachorros e a francesinha, mas o verdadeiro ex libris da casa e a fazer a diferença é mesmo o “salmão fumado em barrica de vinho do porto”, cozinhado pelo próprio Nuno Castro (dono) e nas sobremesas o clássico Bolo de Bolacha com as bolachas molhadas em café, feito pela sua mulher, Elsa Bessa.
Tudo uma delícia, e pratos que já vinham sendo sucesso nos outros espaços por onde o casal de empreendedores já tinha passado.
salmão fumado e o bolo de bolacha | 2 fotos “roubadas” da página de Facebook do Café Ceuta
Animação Cultural no Café Ceuta
Não fugindo à tradição dos cafés que fervilhavam nos anos 50 na cidade, no recentemente reaberto Café Ceuta também não falta animação cultural.
O espaço – amplo e com uma sala no andar de baixo – presta-se a que seja bem aproveitado, e mensalmente haverá programação diversa (lançamento de livros, exposições de fotografia, live music, teatro, e também a opção de eventos privados.
Descer ao andar de baixo é como viajar no tempo, pois grande parte do mobiliário foi mantido (apesar de restaurado) e podem-se inclusivamente ainda encontrar três mesas de bilhar, que são agora apenas para decoração.
(Veja em baixo um dos próximos eventos a ter lugar no Café Ceuta)
ups, passou o autocarro……
“tínhamos este negócio debaixo do olho já há bastante tempo,
e estamos muito contentes por finalmente o Café Ceuta estar de novo de portas abertas!
Mas não deixa de ser, como em tudo na vida , um desafio!
Estamos no entanto aqui de corpo e alma e de coração cheio,
acreditando que esta nova vida do Café Ceuta seja uma mais valia para a cidade.”
Elsinha Bessa & Nuno Castro
Café Ceuta – e a sua marca na cidade
Os Cafés como espaço deixam sempre uma marca de identidade muito forte a qualquer cidade.
Neles acontecem conversas, encontros, rotinas, ou tão simplesmente prazeres solitários como o ato de tomar um café, mas onde também nascem amizades, desenvolvem-se pensamentos ou criatividade, sendo sempre locais de espelho tão real da época em que se vive.
E apesar de hoje em dia já não se viver tanto essa vida de café de outros tempos, os cafés são sempre um espaço de convite a que se vivam bons momentos, deixando-nos sentir como personagem viva da nossa cidade.
Que bom que o Café Ceuta foi recuperado da degradação dos tempos e manteve a sua identidade, num novo fôlego imprescindível e a bem olhar o futuro.
Encontramo-nos lá no próximo café?
Evento no Café Ceuta
Tome Nota!!!
Apareça,
Jante e Dance
e Viva bem o Porto.
Café Ceuta
Rua de Ceuta, 20
4050-189 Porto
quarta a segunda : 9h30 – 22h30
(encerra à terça feira)
Leave A Comment