Mosteiro São Bento da Vitória
Um Monumento no coração do Porto com visitas guiadas,
uma exposição permanente,
Leituras, Música e Dança,
e também eventos especiais.
eu fiz recentemente uma visita guiada e recomendo!
O Mosteiro São Bento da Vitória é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade do Porto, considerado a grande obra arquitetónica da Ordem de São Bento na cidade e é, desde 1977, considerado Monumento Nacional.
É de facto grandiosa a sua beleza arquitetônica, em estilo maneirista e barroco, assim como grandiosa e linda toda a ornamentação da Igreja, cheia de pormenores que contam histórias, por entre silêncios e paredes imensas, também um órgão de tubos, e uma luz muito bonita que em dias de sol entra pelos vidros altos, dando ao Mosteiro um ar imponente e misterioso.
Recomendo mesmo que aproveite as visitas guiadas a este Monumento, e que se deixe surpreender.
Fica situado na freguesia da Vitória, onde entre 1376 e 1496 residiu a comunidade judaica do Porto – na altura zona conhecida como Monte do Olival, zona de lavradio pouco populosa.
Um pouco de história sobre o Mosteiro São Bento da Vitória
(apenas tópicos, para que não deixe de fazer a visita guiada)
- Erguido nos finais do séc. XVI, o Mosteiro funcionou como marca de presença monástica e ponto de apoio para os religiosos que se deslocavam de Norte para Sul e vice- -versa, pois a cidade do Porto era à época, viveiro de monges ilustres.
- Seguem-se anos de história atribulada e muitas mudanças no destino do Mosteiro ( Invasões Francesas, o Cerco do Porto, a extinção das Ordens Religiosas, e até um incêndio em 1922 que destruiu parte do edifício e levou à sua consequente degradação).
- Entre 1984 e 1990, o Mosteiro é submetido a obras de restauro – conduzidas pelos arquitetos Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro – respeitando a traça original e vários elementos de valia arquitetónica, e permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto.
- No âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, o Claustro Nobre é coberto por uma concha acústica.
- O Mosteiro São Bento da Vitória foi ainda sede da Orquestra Nacional do Porto entre 1997 e 2005, ano em que transitou para a Casa da Música.
Em 2007, o Estado atribui ao Teatro Nacional São João parte significativa do edifício
Nos dias de hoje, o Mosteiro São Bento da Vitória
para além de acolher vários departamentos do TNSJ, serve de espaço de apresentação de espetáculos de teatro e dança, concertos e acolhe também eventos especiais (como casamentos e eventos corporativos).
Promove ainda as referidas
Visitas Guiadas:
que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h,
(até Maio 2024)
Na Igreja, há celebração diária de missa.
O Centro de Documentação do Teatro Nacional de São João
A antiga sala de recreio dos monges é atualmente ocupada pelo Centro de Documentação do TNSJ, onde investigadores, estudantes de teatro e público em geral encontram uma biblioteca especializada em artes performativas, e onde têm lugar as
Leituras no Mosteiro
Mensalmente, às Terças-feiras, às 19h,
de entrada gratuita
(até 18 de Junho 2024)
Centro Documentação e Biblioteca do TNSJ
o claustro do Mosteiro, coberto – créditos desta foto @jornalpúblico
Exposição Noites Brancas
é a exposição permanente do Mosteiro São Bento da Vitória, com cenografias de produções do Teatro Nacional São João, onde se encontram partes de cenários, alguns figurinos, adereços e cartazes de espetáculos marcantes da vida deste teatro.
E depois (ou antes) da visita, ao Mosteiro São Bento da Vitória
É obrigatória a ida até ao Miradouro da Vitória, um miradouro com vistas deslumbrantes e desafogadas sobre o Porto e sobre outros monumentos (como a Sé Catedral, que aqui ganha destaque), se bem que se tem tornado ponto de atração turística cada vez maior.
Mas não se deixe intimidar, abstraia-se, e permaneça.
É que é mesmo uma paisagem linda da nossa cidade.
Entre o Mosteiro e o Miradouro, pode também fazer uma paragem no Lanchinho da Vitória, um cafezinho bem típico, com possibilidade de se sentar numas cadeirinhas cá fora, à porta, no passeio estreito.
No dia em que fui estava tempo ameno, (o sol não apareceu), mas aproveitei na mesma para me lá sentar e tomar um café, enquanto observava o ir e vir rua abaixo e rua acima dos muitos grupos de turistas.
Ao balcão, eram estrelas uns atraentes rissóis e bolinhos de bacalhau, acabados de fritar.
Fizeram de certeza as delícias de quem os comeu.
O Porto é feito de tantas estórias, e é tão mais Porto quando somos nós, que delas fazemos parte.
Visitar e conhecer os Monumentos e a História da cidade impôe-se,
para que o Porto seja, ainda mais, “nosso”.
*** ***
Mosteiro São Bento da Vitória e Igreja
Rua de São Bento da Vitória, 45
4050-542 Porto
Visitas Guiadas:
segundas, quartas e sextas: 10h
€10,00
até Maio 2024
Leituras no Mosteiro
Terças-feiras 19h
16 Jan
20 Fev
19 Mar
16 Abr
21 Mai
18 Jun
(2024)
entrada livre
Veja outros locais de interesse no Porto neste blog em Streets & Places
Leave A Comment