É já no próximo mês de Abril – de 18 a 30 de Abril – que decorrerá a 7.ª Edição de um dos festivais que mais gosto de acompanhar, e sem perder, um único espetáculo: O Festival DDD – Dias da Dança.
Missão complicada, mas não impossível – quem me acompanha?
O Festival DDD – Dias da Dança 2023 apresentará, ao longo de 13 dias, 28 espetáculos, na sua maioria estreias nacionais, num total de 46 récitas, distribuídos por 14 palcos no Porto, Matosinhos e Gaia, levando a dança e a magia das performances a um público sempre receptivo, com artistas consagrados e emergentes, de nove nacionalidades.
Sob o mote da promoção do auto-cuidado e sentido de comunidade, o festival DDD transita este ano para um novo paradigma, e a comunidade será convidada a usufruir de uma experiência individual em conjunto, como se estivesse num Spa, em busca de bem- estar.
Curiosos? eu estou…..
Festival DDD 2023
18 a 30 de Abril
Lia Rodrigues, Faye Driscoll, Emmanuel Eggermont, Tânia Carvalho, Sofia Dias & Vítor Roriz/ Feliz Sizanli e Mustafa Kaplan, Dori Nigro e Gaya de Medeiros são alguns dos artistas que vão marcar presença no DDD 2023.
Para além dos espetáculos em palcos interiores e institucionais, o Festival DDD engloba várias atividades como:
– DDD X Balleteatro
mantém-se este ano a parceria que já vem sendo habitual com o Balleteatro dando continuidade ao
DDD Corpo + Cidade, estendendo as performances a locais públicos e de acesso gratuito, para que se possa assim chegar a públicos diferentes.
Locais escolhidos este ano são a Avenida dos Aliados, a Casa da Arquitetura, os Varais da Afurada, e a Alameda das Fontainhas..
Prevejo atuações tão bonitas……
– Art Liberates Ball, no Dia Mundial da Dança
depois do sucesso da primeira edição , no Rivoli, a cultura ballroom está de regresso ao DDD, este ano no Coliseu Porto Ageas.
O Art Liberates Ball, acontece no dia 29 de Abril, e conta com vários jurados, DJs e MCs.
No dia 22, o Café do Teatro Municipal do Porto recebe a festa organizada pela artista multidisciplinar Odete.
– DDD Campus
Paralelamente aos espetáculos, os artistas são convidados a partilhar experiências no Campus Paulo Cunha e Silva.
Há a possibilidade de participar em Workshops, bem como em aulas abertas, como por exemplo em aulas de Yoga.
– 3D (Difusão, Disrupção e Discurso)
De forma a criar conexões mais fortes, ao ritmo do festival, acontece pela primeira vez o programa 3D, que pretende promover momentos informais de encontro e contacto com novas criações artísticas.
Veja a programação completa do Festival DDD em
Cristina Planas Leitão e Drew Klein –
co diretores artísticos do Departamento de Artes Performativas
do Teatro Municipal do Porto
“nesta edição, poderão encontrar (auto) cuidado e um sentido de comunidade, de encontro e de celebração. Acreditamos firmemente que a visão artística contemporânea pode ser de grande contribuição para a sociedade de hoje.
Serão duas semanas intensas com espetáculos e atividades, nos quais a dança se questiona e se abre a uma noção de coreografia expandida, de um lugar transcendente onde o movimento acontece, dentro e fora dos corpos, sendo capaz de reimaginar futuros”
Cristina Planas Leitão
” todos os dias, durante o festival, vamos experimentar a matéria vibrante e encarnar o que a dança é e significa hoje. Todos os dias, iremos dizer suavemente que resistimos e perseveramos, com a força ousada do uníssono”
Cristina Planas Leitão e Drew Klein
Vídeo promocional – clique para ver
Festival DDD – Dias da Dança
18 a 30 de abril 2023
Vários Locais
Porto,
Matosinhos,
Gaia
Bilhetes a 7€ ou 12€
Na compra de bilhetes para 5 ou mais espetáculos, desconto de 50%.
Leave A Comment