Site icon Viver o Porto

Zumbido: o novo refúgio de livros (ilustrados) e café, em Matosinhos.

É a primeira livraria de rua a abrir em Matosinhos (Sul)
e tem tudo para se tornar num refúgio perfeito para uma boa pausa no nosso dia.

É a Zumbido:
abriu muito perto do Mercado Municipal de Matosinhos,
e para além dos livros (essencialmente livros ilustrados)
é um espaço onde podemos (e devemos!) parar e sentar
para um café  – de especialidade – ,

comer um croissant, um rolinho de canela ou uma bolachinha,
jogar um jogo de tabuleiro,
ou deixar passar o tempo, simplesmente,
entre livros e banda desenhada,
ou entre fanzines e histórias de enternecer.

O foco são naturalmente os livros infantis,
mas desengane-se quem acha que os livros infantis são só para crianças,
ou quem ache que a criança que uma vez fomos já não está connosco.

É que entrar na Zumbido traz de volta esse brilho sonhador,
essa vontade de ouvir histórias como quando éramos pequeninos…..
Eu assumo,
quando lá vou fico ali deliciada a imaginar o meu eu lá longe….

Todo o espaço na Zumbido é super bonito e acolhedor,
tem ainda um piso inferior (muito pequenino)
mas onde vão acontecendo exposições ou até performances e atuações,
é só ficarem atentos à agenda mensal da livraria,
sempre cheia de atividades que convidam a entrar.

***
***
E que Zumbido bom este,
que chegou aqui pertinho do mar e de mim,
(é no meu bairro!!)
não me vou cansar de lá voltar….

 

 

Zumbido

Livros Ilustrados e Café,
em Matosinhos Sul

 

 

 

 

A Zumbido abriu em finais de Setembro último, pelas mãos da Joana, mãe de dois filhos pequenos, e apaixonada por livros.

“Depois da pandemia tive necessidade de mudar de emprego, e surgiu-me esta ideia, de ter uma livraria que quase pudesse funcionar como uma segunda casa:
um local onde os meus filhos pudessem estar, depois de vir da escola, onde se pudessem sentar e trazer amigos, e pausar, num espaço bonito e envolto de livros, (que todos adoramos) mas onde também pudessem fazer os trabalhos de casa, ou simplesmente conviver, e quem sabe , jogar jogos de tabuleiro, ouvir ou tocar um pouco de piano….

(sim, há um piano!)

As mesas são aliás um convite para qualquer pessoa de qualquer idade, e os jogos de tabuleiro também, no fundo queremos aqui criar uma comunidade, ou uma grande família, fazer parte da fluidez dos dias…..
…

Como também moro em Matosinhos, e os meus filhos andam na escola também aqui, idealizei esse estilo de vida de podermos facilmente circular a pé, entre casa, escola, trabalho, por isso encontrar este espaço foi mesmo muito bom.”

 

perdição: um rolinho de canela (vem da Padaria Bicho) e café (Combi Coffee Roasters)

“ter café de especialidade era um dos meus requisitos, queria mesmo criar essa sensação de lentidão, de esperar pelo prazer de beber o café, de sentir o tempo a passar com calma……”

“e temos uma pequena seleção de pastelaria que vem da Padaria Bicho, e também cerveja artesanal, kombucha, e ainda a possibilidade de se beber um copo de vinho (Natcool Wines), no caso de esse momento se proporcionar”

Joana

Livros Ilustrados, Novelas Gráficas, Banda Desenhada, Fanzines,
Ludoteca,
…
Zumbidos bons

 

Na Zumbido, para além dos muitos livros infantis e juvenis, há também novelas gráficas e livros de banda desenhada ( uma grande aposta em banda desenhada portuguesa), mas também muitos livros de outros idiomas “não queremos que a língua seja uma barreira, gostaríamos de ter livros em várias línguas” , continua Joana –
– e ha vários apontamentos de outras pequenas curiosidades, como postais,  pequenos objetos/brinquedos ou objetos lúdicos, e muitas surpresas, aliciantes para miúdos e graúdos, ou seja, uma enorme fonte de inspiração, até agora para a época de Natal que se avizinha…

E claro, uma agenda mensal cheia de atividades, exposições e workshops, basta acompanhar a página de instagram para ficar a par.

a simpatia estampada no rosto, da Joana

 

Fica a sugestão,
não deixe de visitar este Zumbido bonito.

entrada pela Rua Conde S. Salvador, Matosinhos – Sul, que faz esquina com a Rua França Júnior

 

Zumbido Livraria & Café
Rua Conde S. Salvador 324 – Rc
4450-264 Matosinhos

Ter – Sex: 10h – 19h
Sábado: 10h – 17h

 

Veja outras lojas giras, neste blog em Lifestyle & People – Shops

Exit mobile version