“E chegada ao cimo das Fontainhas vislumbro de novo a beleza do Porto, num olhar embevecido e na constatação de como uma cidade nos pode conquistar por si só:pela sua luz e mistério, pela sua energia, pelo seu rio e pontes, pelo pôr do sol a bater na linha do horizonte, pelo granito que emana dos dias cinzentos, pela imensidão do mar, pelos sorrisos das suas gentes….”
“arriving at the top of Fontainhas I can see again the beauty of Porto, certain how a city can conquer us by its own:
by its light and mystery, by its river and bridges, by its sunset touching the horizont line, by its grey days, by the immensity of the sea, by the smiles of its people….”
small passage of a text I wrote for a contest Ibis de Norte a Sul.
Ode ao Porto
Ibis de Norte a Sul
PT
A cadeia Ibis / Accor Hotéis desafiou 10 bloggers portugueses a participar num passatempo, escrevendo sobre a sua cidade portuguesa de eleição.
como é óbvio, para mim não foi difícil escolher 🙂
Um texto escrito com o outono como pano de fundo, (foi escrito no outono…) mas em que a estação do ano, na exaltação ao Porto, é simplesmente um pormenor…..
Em cada estação o Porto tem o seu esplendor .
Ibis de Norte a Sul
EN
Hotel Chain Ibis / Accor Hotels invited 10 portuguese bloggers to take part in a contest where each one should write about her favourite portuguese city.
Obviously for me it was not difficult to choose 🙂
The text is written with the autumn as background (as it was written in the autumn), but I guess the years season can be just a detail.
In each different season Porto reaches its splendor.
ODE AO PORTO
Como o primeiro lugar por onde passo: o Parque da Cidade. Deixo-me invadir pela energia do verde e do castanho das folhas espalhadas pelo chão, e pelo respirar de calma que o Parque me transmite.
Não consigo nunca deixar de pensar na maravilha de cidade em que vivo!
Qual outra cidade do mundo tem um parque da cidade que abraça o mar?
Há ondas de espuma branca a baterem já fortes e a resvalar o Molhe, não resisto a parar para uma ou outra fotografia…
Deslizo pela pérgola do Molhe como se o simples facto de passar pela Foz e pelas suas avenidas me fizessem também a mim ficar mais elegante…. Ilusões….
Uma zona onde a calma invade o tempo com uma cana de pesca na mão, e onde o barulho do mar se entranha nessa calma revestida de ondulação.
Ali a olhar as gaivotas e quase com os pés no rio, sereno…. Um bom lugar para nos apaixonarmos pela cidade.
Pedalo ao longo do rio, a neblina encanta a visão das pontes, e os elétricos ora amarelos ora castanhos quase seguem comigo.
Passo por baixo da primeira ponte, a da Arrábida, tão bonita e imponente, deslumbro-me de novo com as vistas… parece que faço parte de um postal.
A bicicleta lá está fiel, à minha espera.
Uma subida custosa, sim, mas que vale o esforço.
Vem para o Porto ou vai viajar? | Are you coming to Porto or travelling around?
Planeie a sua viagem | Plan your trip
- Faça um Seguro de Viagens com a Iati Seguros (com 5% desconto aqui!) | Buy a Travel Insurance with Iati (with 5% discount here)
- Faça reserva de estadia com o Booking.com | Seach for your stay and make your reservation at Booking.com
Leave A Comment