Creative Mornings Porto | an interview with Ana Azevedo, the host

Home/Creative Mornings Porto | an interview with Ana Azevedo, the host

Creative Mornings Porto | an interview with Ana Azevedo, the host

As Creative Mornings são um evento mensal e gratuito, que acontece sempre a uma sexta-feira de manhã, com início às 8:30h, em local que pode variar, e onde uma comunidade de pessoas criativas (ou em busca de inspiração criativa) se junta, partilha de um pequeno-almoço e assiste a um convidado que apresenta o seu projeto.
As Creative Mornings são uma ideia importada dos EUA, acontecem em várias cidades do globo, e já estão no Porto há seis anos. Neste momento, à frente das Creative Mornings Porto e a trazer uma nova dinâmica ao projeto está a incrível Ana Azevedo – incrível mesmo porque é uma fonte de energia e de criatividade! – e eu estive à conversa com ela.
Leia tudo até ao fim.

Creative Mornings are a monthly and free event, taking place always on a Friday morning, starting at 8,30 pm, in a place that can change, and where a community of creative people (or in search of creative inspiration) gathers, sharing a breakfast and assisting to the presentation of a special guest.
Creative Mornings are an imported idea from the United States, taking place in several cities in the world, and are in Porto already for 6 years.
At the moment, hosting the project Creative Mornings Porto and bringing a new life to it is the incredible Ana Azevedo – incredible as she is a source of energy and creativity – and I have been talking to her.

Read everything about it till the end!

Creative Mornings

Creative Mornings

Creative Mornings Porto
6 anos

PT
Foi em Maio último e em jeito de festa cheia de surpresas que se celebraram os 6 anos de vida das Creative Mornings no Porto.
O evento aconteceu no Armazém CoWork – um espaço lindo de cowork localizado muito perto da praça do Marquês – a oradora foi a Alice Bernardo do projeto Saber Fazer e o tema do mês era Preservar.
No final, entre pingos de chuva e muita animação houve direito a bolo de aniversário, oferecido pela dupla também incrível de O Piquenique.

Creative Mornings Porto
6 years

EN
It was last May under a party scenery and with a lot of surprises that we celebrated the 6 years life of Creative Mornings Porto.
The event took place at Armazém Co-Work – a beautiful cowork spot located near Marquês – the speaker was Alice Bernardo from the project Saber Fazer and the monthly theme was Preserve.
At the end, among some rain drops and lots of fun, we could taste a delicious cake made by the incredible two sisters from O Piquenique.

Creative Mornings
Ana serving the birthday cake

Creative Mornings
 part of the breakfast at Creative Mornings, there is always much more….

Creative Mornings Porto
à conversa com a Ana Azevedo | talking with host Ana Azevedo

Creative Mornings

I – Quem é a Ana Azevedo? 

AA – A Ana Azevedo descreve-se como uma miúda-mulher de 35 anos, mãe singular de um puto maravilhoso de 3 anos, dona da gata mais linda do mundo e feliz!
Nasci em Lisboa por acidente mas considero-me transmontana de educação. Atual moradora da Invicta, e muito mais granítica por fora e por dentro desde que habito a cidade dos dragões.
Viciada em locais de partida porque só na ida me encontro e apenas sou capaz de perceber quem sou no regresso.
Talvez por isso ainda nunca tenha ido de vez…
Sou uma contadora de histórias porque essa é a minha essência. Já fui trabalhadora do setor privado em diferentes empresas nacionais e internacionais e Diretora e Editora de uma Agenda Cultural nas horas vagas.
Hoje em dia decidi seguir aquilo que sempre me apaixonou e dedico-me a investigar coisas modernas porque quero construir paradigmas novos.
Mas como não sei fazer só uma coisa, além de ser Host das CreativeMornings no Porto, escrevo regularmente para algumas publicação de cultura e lifestyle e vou estrear um programa de rádio na Rádio Portuense mas sob um pesudónimo, uma brincadeira entre amigos.

II – O que te motivou a abraçar o Projeto das Creative Mornings do Porto?

AA – A minha história com as CreativeMornings é um romance longo!
Para já começa por ser um blind date porque eu nunca estive numa única CreativeMornings antes de chegar aqui a Host das CreativeMornings Porto. Tudo começou num longínquo dia de Outubro de 2017 quando uma grande amiga que por acaso veio a ser a Host das CreativeMornings Lisboa me falou nisto e me deixou o bichinho da curiosidade cá dentro e a vontade de ir às cegas a este encontro.
Quando decidi procurar pelas CreativeMornings no Porto percebi que tinham começado em 2013 e que tinham estado à procura de um host no ano de 2017. Ainda assim decidi tentar a minha sorte, e fazer um convite para a tal saída quando sou informada de que a pessoa já tinha sido escolhida.
Aceitei no entanto juntar-me à equipa de voluntários para voltar a pôr o projecto a mexer, não podia ser a namorada mas podia ser a amiga. Entretanto, por circunstâncias da vida o tal namoro acabou e a pessoa inicial acabou por não conseguir levar o projecto avante e eu no verão de 2018 decidi tentar a minha sorte e candidatar-me a host.
Após um período de namoro demorado, andei 3 meses entre candidatura, entrevistas e fase de selecção, lá chegou a resposta de que podíamos casar e eu tornei-me a anfitriã das CreativeMornings Porto.
Acima de tudo o que me motivou foi acreditar que a criatividade é uma competência essencial para tudo, especialmente para este futuro próximo, seja no âmbito pessoa, profissional, amoroso, relacional, etc. Isso e uma imensa vontade de construir uma comunidade que partilha desta minha crença e que continua a acreditar que passo a passo ainda podemos mudar o mundo!

III – Qual é a liberdade que tu como organizadora local e host das Creative Mornings Porto tens? 

AA – Nós temos um modelo que temos de seguir, isto é, as CreativeMornings têm de acontecer sempre a uma sexta-feira do mês, às 8h30, começam pelo pequeno-almoço e têm uma talk com um orador com um tema definido para aquele mês. Isto é regra.
A partir daqui temos toda a liberdade de fazermos o que quisermos, ou seja, interpretar o tema, escolher o orador, o espaço onde vai acontecer,  o que vamos ter ao pequeno-almoço, a equipa de voluntários, tudo.
Só temos de manter a coerência e uniformidade da marca no fundo.

 

IV – Qual a pessoa mais criativa que conheces e quem gostarias muito de ter nas Creative Mornings Porto mas sabes que é difícil? (ou impossível?)

AA – A minha resposta imediata é Steve Jobs.
Foi um homem controverso com algumas questões éticas e morais passíveis de serem discutidas mas ainda assim um ícone de criatividade e visão.
Acho que incorpora bem a questão da criatividade nas várias vertentes. Infelizmente não só já não está entre nós, como duvido que algum dia aceitasse vir ao Porto.
Outra possbilidade remota mas ainda assim mais possível de acontecer seria o Richard Zimler. Sou muito fã dos seus livros e da cultura judaica em geral, pelo que adoraria tê-lo a falar sobre o processo de escrita e a importância da criatividade nesse processo numa das nossas manhãs!

V – Para se ser criativo é preciso ser madrugador? Tu és uma morning person?

AA – De todo! Para se ser criativo basta que se seja curioso.
E que se tenha espaço mental para que as ideias borbulhem e fermentem em coisas novas, daí a importância de estarmos desligados e a crescente popularidade do mindfulness e disciplinas afins.
Eu sou tudo menos uma morning person! O meu pico de produtividade é à noite, ali a partir das 22h. Feliz ou infelizmente tenho um filho madrugador que me obriga a sair da cama por volta das 7h e por isso tive de me adaptar.
Deixei de ser notívaga e passei a ter ideias brilhantes logo de manhã, geralmente quando vou ao ginásio!

VI – Uma vez que as Creative Mornings acontecem à volta de um Pequeno Almoço – Qual é para ti o pequeno-almoço ideal? 

AA – Qualquer um que tenha panquecas! As panquecas são a minha perdição de pequeno-almoço, ao que se tem juntado ultimamente as papas de aveia! Isso e obviamente café! Acho mesmo que sem café ninguém consegue ser criativo!
Também sou apreciadora de uma boa e saborosa fatia de pão quente e bem cozido com manteiga.

VII – O Porto é uma cidade criativa?
E tens alguma outra cidade que te inspire a nível de criatividade?

AA – O Porto é para mim é uma das cidades mais criativas do país.
Conseguiu distinguir-se em vários aspectos da capital tendo menos recursos ou pessoas. Um excelente exemplo disso são as galerias da Miguel Bombarda, um ex-libris de criatividade.
E ainda que não seja uma cidade tão cosmopolita como Lisboa tem uma autenticidade que a distingue.
Um excelente exemplo de outra cidade criativa para mim é Barcelona, um clássico. Uma cidade cheia de arte com museus extraordinários e uma vivência distinta.
Obrigada Ana 🙂
****
English version soon….
Entrevista e imagens | Interview and Pictures:
Paula Calheiros (Viver o Porto)
Creative Mornings
 credits this picture: Creative Mornings team. | picture taken on the 6th anniversary

Junte-se à comunidade criativa do Porto….

PT
De que está à espera para se juntar à comunidade criativa do Porto?
Já sabe, acontece ás sextas-feiras de manhã, e basta que se registe no site das Creative Mornings para estar convidado e ficar a par de todos os pormenores do evento para cada mês.

É sempre uma excelente forma de começar o dia, com uma boa dose de criatividade e inspiração, e onde se tem a oportunidade de se conhecerem pessoas e locais interessantes, projetos interessantes, e, quem sabe, até se junta como voluntário ou como anfitrião??

Vemo-nos no próximo??

Join the creative community in Porto….

EN
What are you waiting for to join the creative community in Porto?
So it takes place on a Friday morning, and you only have to register on the Creative Mornings site to be invited, and to be aware of all the information and details for each monthly event.

It is always an excellent way to start your day, with a great doses of criativity and inspiration, and where you have the opportunity to meet interesting people and projects, and who knows, you can join as a volunteer or as a monthly host??

Will we meet on the coming edition??

Creative Mornings Porto
Free Monthly Event
Registration needed

www.creativemornings.com/cities/opo

Coming Edition:
July 19th
Theme: END

By | 2019-06-26T17:51:44+00:00 June 26th, 2019|events, interviews|0 Comments

Leave A Comment